Por Deográcia Pinto – Brasília – Agência Brasil
Mais de 80% das mulheres grávidas temem a contaminação pelo novo coronavírus em meio à pandemia durante as consultas de pré-natal e a internação hospitalar por ocasião do parto. As informações são da Agência Brasil.
LEIA MAIS:
- Grávidas e puérperas entram na lista de grupo de risco para o coronavírus
- Brasil tem mais de 200 mortes de grávidas e puérperas por covid-19
- 8 ideias de quarto de bebê adoráveis para te inspirar
A intensificação dos receios das grávidas que as afastou dos consultórios médicos e do pré-natal na pandemia foi verificada em pesquisa divulgada na quarta-feira (19), e realizada pela Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
O estudo envolveu 1.575 médicos em todo o país, entre 20 de julho e 16 de agosto.
A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Luciana Rodrigues Silva, diz que, de acordo com a pesquisa, os especialistas reconhecem também outro impacto indireto da pandemia da covid-19: a queda na busca pela vacinação, em decorrência do temor dos pais de irem a consultórios e postos de saúde. Luciana ressalta ainda a mudança de comportamento das crianças em idade escolar, por causa do isolamento social.
Ainda segundo a pesquisa, 73% dos pediatras brasileiros afirmaram que as crianças não estão sendo vacinadas.
A presidente da SBP recomenda que os pais cumpram o calendário de vacinação das crianças durante a pandemia e alerta sobre o risco de expansão de outras doenças.